Páginas

Assista nossos Programas

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Programa de Prevenção do Câncer Ginecológico muda local de atendimento

O Programa de Prevenção do Câncer Ginecológico do Hospital Amaral Carvalho mudou o local de atendimento no mês de maio, que estava agendado para o PAS Itamaraty. A partir de terça-feira, 4, os profissionais irão atender a população por meio do microônibus da campanha, que estará localizado até o final do mês no supermercado Santo Antônio (loja 2), na rua Rui Barbosa, nº 2.500, bairro Pires 1. O horário de atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30.
De acordo com a enfermeira responsável pelo programa, Ana Marta Prado Auler, a mudança ocorreu depois da informação da Secretaria Municipal de Saúde de Jaú, que irá desativar o PAS Itamaraty por motivos de reforma.
Executado desde 1994 por iniciativa do Hospital Amaral Carvalho em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde e, a partir de 1996 também em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde, o Programa de Prevenção do Câncer Ginecológico estará em maio no PAS Itamaraty.
O objetivo é facilitar ainda mais o acesso das mulheres ao programa, aproveitando os recursos já existentes. Além da coleta de colpocitologia oncótica (teste de papanicolaou), é realizado o rastreamento do câncer de endométrio e das lesões precursoras do câncer de vulva. Todas as mulheres que apresentam alterações são encaminhadas para o Ambulatório de Ginecologia Preventiva para complementação diagnóstica e tratamento ambulatorial.

Atendimento itinerante aos sábados
A partir deste final de semana, o Programa passa a atender a população em bairros diferentes a cada sábado. No dia 8, vai até o Vilagio de Roma, no dia 15 no Jardim Pires I e no dia 22, no Jardim Pires II. O atendimento ocorre das 8h às 12h.

SAIBA MAIS

Quem pode e deve fazer o exame papanicolaou?
Todas as mulheres que já tiveram relação sexual devem fazer o exame periodicamente, mesmo sem ter vida sexual atual. No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) recomenda o exame anual após o início da vida sexual e especialmente na faixa dos 25 aos 59 anos. Mas não há impedimento para médicos do sistema público de saúde ou do setor privado requisitarem exames antes dessa idade, se acharem necessário.

Qual a melhor época para fazê-lo?
Fora do período menstrual. Não use duchas e cremes vaginais. Também é necessário não ter relações sexuais três dias antes do exame.

No que consiste o exame de papanicolaou?
O profissional de saúde, médico ou enfermeiro, inicialmente avalia a vulva e depois introduz o espéculo para visualização do colo do útero e com a ajuda de uma espátula de madeira e uma escova coleta células do colo para exame.

Mulheres virgens também devem se submeter ao papanicolaou?
Não há necessidade.

O que o profissional vê lá dentro?
O exame mostra o interior da vagina e o colo do útero.

O que é o colo do útero?
Colo do útero é a parte do útero que fica dentro da vagina.

E o exame preventivo de câncer, o que é?
Este exame é a colheita de material do colo do útero o qual é mandado para um laboratório especializado em citopatologia. Também é chamado de citologia oncótica, colpocitologia, teste de Papanicolau, e fora do Brasil é conhecido como Pap Test ou Pap Smear.

O exame dói?
Não. É preciso estar relaxada. Converse com seu médico ou com a equipe de enfermeiras se estiver com medo.

Fontes: Dra. Lenira Maria de Queiroz Mauad e www.gineco.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário