Páginas

Assista nossos Programas

domingo, 20 de junho de 2010

Secretaria do Verde abre inscrições para o 5 Concurso de Fotografia Árvores de São Paulo

A Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, em parceria com o Senac-SP, a Porto Seguro e com apoio da Sony e da Editora Photos, abriu a inscrição para o 5º Concurso de Fotografia Árvores da Cidade de São Paulo. O concurso é um convite para que os paulistanos apreciem o verde da Cidade e ampliem seu olhar para a biodiversidade da flora e fauna de São Paulo, que vem se mostrando cada vez mais surpreendentes.
O concurso é aberto a fotógrafos amadores ou profissionais, com idade a partir de 16 anos, que devem enviar fotos apenas de árvores situadas em São Paulo. A seleção das imagens levará em consideração critérios estéticos, assim como a mensagem transmitida pelo fotógrafo, criatividade e, principalmente, a relação das árvores com o cenário urbano da metrópole. A idéia é fazer com que as lentes revelem, por meio das árvores, uma São Paulo pouco conhecida por seus frenéticos habitantes - o que reflete, muitas vezes, em pontos negativos como árvores sufocadas pelo concreto das calçadas ou falta de informação das pessoas, que simplesmente pedem que elas sejam removidas apenas para evitar que a rua seja tomada por sua folhagem. Mesmo diante desse cenário, é possível encontrar árvores floridas se entrelaçando com semáforos e dividindo espaço com grandes e movimentadas avenidas.

Categoria Especial Biodiversidade

Neste ano, o concurso contará com a categoria Especial Biodiversidade, comemorativa do Ano Internacional da Biodiversidade, declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Essa categoria especial avaliará as fotos que abordarem a interação da fauna com as árvores da Cidade, como forma de apoiar essa iniciativa da ONU, que objetiva aumentar a consciência sobre a importância da preservação da biodiversidade no mundo.

As inscrições para o concurso devem ser feitas exclusivamente pelo correio até o dia 6 de agosto, sendo o endereço de envio a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (Assessoria de Comunicação), situada à rua do Paraíso, 387 - 9º andar - Paraíso/CEP: 04103-000. O envelope enviado deve conter a inscrição "V Concurso de Fotografia Árvores da Cidade de São Paulo" junto ao destinatário.
As fotos, que não podem ser manipuladas digitalmente, devem ser enviadas em mídia digital (CD/DVD) nos formatos JPG ou TIF, no tamanho mínimo de 20cmx30cm, em 300 dpi de resolução. Cada arquivo deverá ter o nome do participante a localização da árvore (endereço), por exemplo: josedasilva_avpaulista_100.jpeg. O material deverá ser enviado dentro de um envelope, juntamente com a ficha de inscrição preenchida, de forma correta, completa e legível, e uma cópia do documento de identidade (RG) do participante. A ficha de inscrição poderá ser destacada do regulamento ou ainda encontrada no site http://www.prefeitura.sp.gov.br/concursofotografia . Cada participante pode enviar no máximo três fotos.

Comissão julgadora

Depois de encerradas as inscrições, as fotos serão avaliadas por uma comissão julgadora composta por cinco profissionais - um professor do Bacharelado em Fotografia do Centro Universitário Senac, um profissional da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, um profissional da Porto Seguro Seguros, um profissional da Sony e um fotógrafo profissional atuante no mercado indicado pela organização do concurso.
Serão escolhidas e premiadas três fotos do Concurso Árvores e duas fotos na categoria Especial Biodiversidade para a Exposição Árvores da Cidade de São Paulo 2010, que contemplará 20 fotos selecionadas sob a curadoria de João Kulcsár. Além das fotos vencedoras, outras 15 fotos serão selecionadas pelo júri para compor a mesma exposição.
A premiação será em setembro, na entrada da primavera. Os cinco ganhadores serão notificados por e-mail ou telefone até 15 dias antes da premiação. O primeiro colocado do concurso "Árvores da Cidade de São Paulo" será contemplado com uma bolsa de estudo para um curso livre do Senac São Paulo (exceto curso de idiomas), no valor de até R$ 1.200, uma Câmera Sony DSC HX1, um ano de assinatura da revista Photo Magazine, um livro da Editora Photos e um Livro de Fotografia da Editora Senac São Paulo. O primeiro classificado para a categoria "Especial Biodiversidade" será premiado com uma Câmera Sony DSC W380, um ano de assinatura da revista Photo Magazine, um livro Fotografia de Natureza, de Fábio Colombini, da Editora Photos, um livro da Fauna Silvestre da Cidade de São Paulo, um Guia de Parques Municipais de São Paulo e um Livro de Fotografia da Editora Senac São Paulo.

Serviço

Inscrições para o 5º Concurso de Fotografias Árvores da Cidade de São Paulo
Período de inscrição: até 6 de agosto de 2010
Informações: www.prefeitura.sp.gov.br/concursofotografia <:http: concursofotografia="" www.prefeitura.sp.gov.br="">


Nenhum comentário:

Postar um comentário