Páginas

Assista nossos Programas

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

inauguração da 19ª unidade do projeto em Anhanguera

Com a descentralização deste serviço, o número de atendimentos aumentou em 41% desde a inauguração do primeiro equipamento independente em 2009

Fotos de Fábio Arantes/Secom

A inauguração do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Anhanguera demonstra a evolução do projeto da Prefeitura de São Paulo. Foi o que observou o prefeito Gilberto Kassab na manhã desta segunda-feira (20), durante evento que celebrou o início dos trabalhos na unidade do distrito da Zona Norte. O chefe do Executivo Municipal ressaltou o avanço do programa nas regiões mais isoladas da Cidade: agora, o CRAS passou a ter 19 equipamentos com sede própria, sendo três distritais.



"Nosso objetivo é dotar a cidade de São Paulo com pelo menos um CRAS por distrito. É a nossa meta. E nós avançamos. Com a inauguração de hoje (segunda-feira), temos 19 unidades espalhadas pela Cidade. Num primeiro momento, as 31 subprefeituras serão contempladas com no mínimo uma unidade do CRAS. E, na segunda etapa, o objetivo será expandir o programa por todos os 96 distritos da Capital", afirmou Kassab.


Criado há seis anos, o serviço funcionava em cada uma das 31 subprefeituras do Município. Com a descentralização, os CRAS estão mais próximos da população. Segundo dados da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMADS), houve um crescimento de cerca de 41% no número de atendimentos a partir da descentralização das unidades - o primeiro equipamento independente foi inaugurado em abril de 2009.



 "É um prazer levar esse serviço da Prefeitura para quem mais precisa. Ele vai possibilitar um fácil acesso a quem mais precisa dele. Um serviço que apóia a família na sua integralidade, que verifica todas as necessidades sociais da família e que auxilia as pessoas num todo, é um grande parceiro da população", disse a vice-prefeita e secretária municipal de Assistência Social, Alda Marco Antonio.




O CRAS Anhanguera

Concebido com 255 m² de área construída, o CRAS Anhanguera atenderá cerca de cinco mil pessoas por mês. De acordo com Alda Marco Antonio, elas terão um acesso facilitado com a nova unidade. "Este CRAS está sendo inaugurado num distrito com absoluta necessidade. Geograficamente, as pessoas que moram aqui em Anhanguera têm muita dificuldade em se deslocar até Perus", observou.
A estrutura do local oferece quatro salas para atendimento individual, duas para reuniões com grupos de famílias, espaço lúdico para crianças, fraldário, seis banheiros - sendo um adaptado para deficientes -, bem como estacionamento com uma vaga para deficientes e outra para idosos. Além disso, há uma sala de espera com televisão.

Uma equipe multidisciplinar composta por assistentes sociais, psicólogos, entre outros profissionais, estará à disposição para atender as demandas dos usuários. Entre os principais serviços oferecidos pelo CRAS estão o Programa de Atenção Integral à Família (PAIF), concessão da Carteira do Idoso para o transporte interestadual, e a inclusão em programas de transferência de renda.

Antes do CRAS Anhanguera, foram inauguradas as seguintes unidades próprias: Freguesia do Ó, Santo Amaro, Jaçanã, Mooca, Casa Verde, Vila Maria, Guaianases, Perus, São Mateus, Vila Prudente, Santana, Aricanduva, Lapa, Parelheiros, Itaim, Jaraguá, Butantã e Tremembé. A iniciativa faz parte das metas previstas na Agenda 2012, programa elaborado pela Prefeitura. O CRAS Anhanguera fica na Rua Piero Tricca, 27, e o horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário