Páginas

Assista nossos Programas

domingo, 18 de julho de 2010

Prefeita em exercício acompanha atividades do Programa Super Férias

Nesta terça-feira (13) a prefeita em exercício Alda Marco Antonio esteve no Clube Escola Thomaz Mazzoni na Vila Maria, Zona Norte, para acompanhar as atividades do Programa Super Férias de Inverno. Desde o último dia 4, as crianças de 5 a 16 anos tem a disposição diversas atividades gratuitas de lazer e recreação.

"Esse programa é importantíssimo tanto para crianças e adolescentes, quanto para os pais que sabem que seus filhos estão assistidos por instrutores e professores. Além disso, as crianças estão seguras e em ótima companhia. Ou seja, uma criança que está de férias, mas está na rua está desprotegida em uma cidade tão grande. Com esse programa ela está protegida e pode desenvolver suas habilidades esportivas", destacou a prefeita em exercício Alda Marco Antonio.

Nesta manhã, a criançada do Clube Escola Thomaz Mazzoni participou de oficinas de skate, treinos de futebol de salão e de campo, partidas de basquete, pebolin, xadrez, aula de malabares e acrobacias, fábrica de pipas, além de oficinas com bexigas. Para completar as atividades de férias os Clubes tem organizado passeios monitorados a atrações turísticas e culturais da capital. No dia 7, as crianças do Thomaz Mazzoni visitaram o Projeto Catavento e no dia 11 foram conhecer o Modelódromo. Na quinta-feira (15), os participantes irão até o Museu do Futebol.

Ao todo 147 recreadores se dividem nos 36 Clubes Escola que estão participando do Super Férias de Inverno. Entre as atividades oferecidas estão ioga, karatê, pólo aquático, tênis, capoeira e muito mais. Esta edição reserva ainda espaço para brincadeiras populares nas brinquedotecas itinerantes, Ônibus Brincalhão e Tenda lúdica. Nos 14 dias de programação são esperados 50 mil participantes.

Apesar de ser direcionada para o público mirim, pessoas de todas as idades podem participar, basta se associar gratuitamente na secretaria de qualquer Clube Escola. O Super Férias de Inverno teve início no último dia 4 e segue sua programação até domingo (18) nas 36 unidades.

Bibliotecas oferecem oficinas gratuitas de contação de histórias

Durante todo o mês, quatro bibliotecas se debruçam sobre as oficinas de Contação de Histórias. Pretendendo mergulhar neste universo, onde a criatividade e a imaginação são as protagonistas, uma programação especial foi elaborada para crianças, educadores e interessados no assunto.
A Biblioteca Érico Veríssimo, na Zona Norte, é uma delas e apresenta em seu repertório Contando e Criando Histórias com Bonecos e Fantoches, com Alzira Pelais. Dedicada às crianças de 7 a 10 anos, a oficina utiliza bonecos e fantoches para reproduzir contos e contar histórias.
Já as oficinas Formação para Contadores de Histórias: Contando Histórias com Objetos e Os Sons das Histórias são direcionadas aos contadores de histórias, mas também a professores e interessados no assunto. A primeira delas será realizada por Kelly Orasi, na Biblioteca Hans Christian Andersen. Kelly é uma das fundadoras do grupo de teatro Núcleo Trecos e Cacarecos, que já existe há 17 anos. A palestra busca apresentar alguns elementos do teatro que podem ser utilizados em uma narrativa, além da utilização de objetos como meio de ilustração na arte de contar histórias.
Para finalizar, a oficina Os sons das histórias, ministrada por Wilson Dias, terá apresentações nas bibliotecas Hans Christian Andersen, Narbal Fontes e Prestes Maia e explora a criação de novos equipamentos de sons, incluindo possibilidades sonoras com o corpo.

Veja programação completa:

Contando e criando histórias com bonecos de fantoches
Biblioteca Érico Veríssimo.
Rua Diógenes Dourado, 101 - Cohab Parada de Taipas. Zona Norte.
Tel: 3972-0450.
Dias: 15, 21, 22 e 23, das 14h às 17h. Grátis.

Os sons das histórias
Biblioteca Narbal Fontes
Av. Conselheiro Moreira de Barros, 170 - Santana. Zona Norte. Tel: 2973-4461 e 2975-0511.
Dia 15, das 13h30 às 16h30. Grátis.

Biblioteca Prestes Maia
Av. João Dias, 822 - Santo Amaro. Zona Sul.
Tel: 5687-0513
Dia 27, das 14h às 17h. Grátis.

Super Férias segue até domingo com muita brincadeira, jogos e oficinas

Nem mesmo o tempo chuvoso na manhã de ontem impediu que as crianças pudessem se divertir com as atividades do Programa Super Férias de Inverno no Clube Escola Vila Maria. A prática de esportes como basquete, futsal e futebol de campo, junto com as brincadeiras de pular corda e a cama elástica, serviram para espantar o frio.
Já os participantes mais tranqüilos se entretiveram com a fábrica de pipas, leitura de livros e gibis, jogos de dama e xadrez, jogo de botão, oficina de circo com cordas, equilíbrio de pratos e artesanato com bexigas, além de se divertirem com as mesas de pingue-pongue e pebolim. Para Bruno Fusetto, de 10 anos e morador da Zona Norte, o pebolim é o sua brincadeira preferida: "Passo o dia todo no Clube Escola jogando. Só vou para casa quando estou com fome".
A prefeita em exercício de São Paulo esteve ontem no Clube Escola Vila Maria para conferir o andamento desta segunda semana do Programa Super Férias. "Esse programa é importantíssimo tanto para crianças e adolescentes, quanto para os pais que sabem que seus filhos estão assistidos por instrutores e professores. Além disso, as crianças estão seguras e em ótima companhia. Ou seja, uma criança que está de férias, mas está na rua está desprotegida em uma cidade tão grande. Com esse programa ela está protegida e pode desenvolver suas habilidades esportivas", destacou a prefeita em exercício.
Desde o último dia 4, as crianças de 5 a 16 anos têm à disposição diversas atividades gratuitas de lazer e recreação nos Clubes Escola da Cidade. Passeios monitorados também fazem parte das atividades oferecidas pelo Programa Super Férias. Depois de visitarem o Palácio Catavento no dia 7 e o Modelódromo no dia 11, a próxima parada será dia 15, no Museu do Futebol.
Ao todo 147 recreadores se dividem nos 36 Clubes Escola que estão participando do Super Férias de Inverno. Entre as atividades oferecidas estão ioga, karatê, pólo aquático, tênis, capoeira e muito mais. Esta edição reserva ainda espaço para brincadeiras populares nas brinquedotecas itinerantes, Ônibus Brincalhão e Tenda lúdica. Nos 14 dias de programação são esperados 50 mil participantes.
Apesar de ser direcionada para o público mirim, pessoas de todas as idades podem participar das atividades, basta se associar gratuitamente na secretaria de qualquer Clube Escola. O Super Férias de Inverno teve início no último dia 4 e segue sua programação até o próximo domingo, dia 18 nas 36 unidades.
Recreio
Além do Super Férias de Inverno, a Prefeitura de São Paulo oferece, por meio da Secretaria de Educação, o programa Recreio nas Férias, com opções gratuitas de lazer e cultura em 143 pólos, entre escolas municipais, equipamentos da Secretaria de Esportes e sedes de entidades sociais, até o dia 16, próxima sexta-feira. As programações começam às 9h30 e terminam às 16h30.
Em sua 20ª edição, o Recreio nas Férias oferece as atividades nos pólos e passeios a museus, teatros, parques, ao Espaço Cultural Catavento, à Estação Ciência e unidades do Sesc.
O calendário da programação do Recreio nas Férias é dividido em duas etapas, conforme a Diretoria Regional de Educação. Nesta última semana, as atividades do Recreio acontecem nas DREs Butantã, Campo Limpo, Freguesia do Ó, Guaianases, Ipiranga, Pirituba e São Miguel.
Aberto também para crianças e jovens entre 4 e 16 anos que não estudam na Rede Municipal de Ensino, o Recreio nas Férias conta com 162 atrações artísticas e mais de mil passeios. Os 1345 agentes recreativos, 144 agentes coordenadores, oficineiros de ONGs e funcionários das escolas municipais trabalham nos pólos para garantir a alegria da crianças, que também recebem refeições e lanches diariamente nos intervalos das atividades.