Páginas

Assista nossos Programas

sexta-feira, 30 de julho de 2010

O homem diante da dificuldade de ter filhos

A notícia da infertilidade não costuma ser bem recebida nem por homens, nem por mulheres. Mas o sexo masculino parece ter mais dificuldades para aceitar “o quadro”. A vivência emocional da infertilidade por um homem é extremamente angustiante, uma vez que ainda vivemos em uma cultura machista, onde sinal de “ser macho” é ser um “bom reprodutor”. Assim, a incapacidade de engravidar uma mulher pode vir associada mentalmente à falta de masculinidade ou virilidade.

A grande resistência dos homens em realizar o exame do espermograma também está relacionada à preocupação do resultado identificar alguma anormalidade e eles terem de lidar com o fato de não conseguirem engravidar suas esposas, temendo, ainda, serem vistos como impotentes e pouco másculos pelos outros.

Deste modo, ter o sêmen avaliado, quantificado e qualificado pode significar o mesmo que avaliar o seu desempenho sexual e atribuir-lhe uma nota. Embora fertilidade e virilidade sejam conceitos distintos, comumente são confundidos.

Sofrimento calado

Percebe-se que o homem sofre com a infertilidade, porém, suas reações costumam ser diferentes das apresentadas pelas mulheres. Geralmente, eles acreditam que precisam ser mais contidos e fortes para enfrentar o diagnóstico e o tratamento; além disso, incubem-se da função de apoiar suas esposas que demonstram maior fragilidade emocional.

No entanto, esses homens também se encontram em situação de estresse emocional e ansiedade, passando, muitas vezes, a apresentar sintomas psicossomáticos - gastrite, hipertensão, perda de pêlos - como forma de dar expressão e vazão aos sentimentos que não se permitem extravasar.

Quando o tempo de espera por um filho é longo, nota-se que há uma elevação no nível de angústia masculina, fazendo com que o homem sinta-se ainda mais impotente frente ao problema, pois precisa lidar com sua própria frustração e com a frustração de sua companheira, que também continua sem filhos.

Diante de um quadro emocional tão delicado é preciso cultivar o diálogo aberto entre o casal, tentando trazer para a comunicação verbal o que ainda não conseguiu ser dito.

É necessário saber o que cada um está sentindo em relação ao problema que os afeta e se apropriar dessa dificuldade juntos, independente de quem apresente o problema orgânico, uma vez que a dificuldade passa a ser de ambos, quando o filho demora a vir.

O processo psicoterapêutico auxilia muito a encontrar a melhor forma de expressão dos sentimentos em relação à infertilidade e enfrentamento dessa situação.

Luciana Leis é psicóloga. É especializada no tratamento de casais com problemas de fertilidade.
Fale com ela: luciana_leis@hotmail.com
http://twitter.com/lucianaleis
lucianaleis.wordpress.com

Evento em São Paulo reunirá importantes nomes da ciência do Brasil e do mundo para debater sobre o tema “Longevidade”

Acontece em São Paulo na próxima terça-feira, dia 3 de agosto, no hotel Unique, o V Fórum da Longevidade. O evento, só para convidados, receberá os mais importantes cientistas da atualidade que pesquisam sobre como ter uma vida mais longa, com mais qualidade.

O Dr. Makoto Suzuki apresentará a palestra “Os longevos de Okinawa”, a província considerada a “capital mundial” da longevidade. O especialista e diretor do Okinawa Research Centre for Longevity Science é o principal pesquisador do Okinawa Centenarian Study há trinta anos – portanto um pioneiro no estudo da longevidade no Japão, o país mais longevo do mundo.

A neurocientista americana Jill Taylor contará em sua palestra como se recuperou totalmente de um derrame que a fez perder as funções do lado esquerdo do cérebro, há cerca de 13 anos. Ela é autora do livro “My Stroke of Insight” (publicado no Brasil sob o título “A cientista que curou seu próprio cérebro”, Editora Ediouro). Nele ela conta como percebeu que estava sofrendo um derrame, seu lento processo de recuperação e as reflexões que tirou dessa experiência de viver temporariamente apenas com o lado direito do cérebro.

O Dr Emilio Moriguchi, professor do Instituto de Geriatria e Gerontologia (IGG) da PUC em Porto Alegre, apresentará a palestra “Longevidade no Brasil e no Japão”. Seu pai, o médico e pesquisador japonês Yukio Moriguchi, também estará presente no Fórum. Foi ele quem ocupou a primeira cátedra em Geriatria no Brasil, fundou o IGG-PUC-RS em 1972 e hoje é Professor Emérito do instituto.

O Dr. Alexandre Kalache, médico gerontologista, foi por 15 anos, até 2008, diretor do programa de Envelhecimento e Saúde da OMS; desde então, atua como consultor de diversas instituições internacionais como o World Economic Forum e a New York Academy of Medicine. Ele conduzirá o debate “O Desafio de Envelhecer Ativo: na Sociedade e nas Empresas, com Saúde” com participação da Dra. Andrea Prates (geriatra e gerontóloga, coordenadora executiva do Centro Internacional de Informações para o Envelhecimento Saudável, CIES), Lauter Nogueira (preparador físico, comentarista esportivo e coordenador técnico do Circuito de Corrida e Caminhada da Longevidade Bradesco Seguros), Dr. Contardo Calligari (doutor em Psicologia clínica, psicanalista e colunista da Folha de S. Paulo onde escreve sobre as mais diversas questões da sociedade contemporânea) e do Dr. Emilio Moriguchi.


Ellen Bileski
3065-8419
ellen@tv1.com.br

Maria Irene Maluf ministra curso sobre Neuropedagogia no Colégio Santa Maria - SP

De agosto a novembro de 2010, a pedagoga, especialista em Psicopedagogia e em Educação Especial – Maria Irene Maluf - ministrará no Centro de Estudos do Colégio Santa Maria curso destinado a professores e psicopedagogos.

Intitulado “Neuropedagogia: da ciência à prática da aprendizagem eficaz”, o curso tem por objetivo ampliar os conhecimentos dos profissionais da educação, acerca da Neurociência aplicada à aprendizagem e demonstrar como tais informações podem ser transformadoras da prática escolar e/ou clínica, pois aprofundam a compreensão do profissional acerca do processo de ensino da aprendizagem e de seus eventuais problemas. Além de facilitar o planejamento de estratégias mais eficazes na prática profissional diária e a escolha de atividades capazes de catalizar condições facilitadoras e disparadoras do potencial de aprendizagem de todos os aprendentes, a Neuropedagogia vem complementar e modificar o olhar e o fazer de cada profissional.
Curso:
“Neuropedagogia: da ciência à prática da aprendizagem eficaz”

Informações e inscrições:
PRISMA - Centro de Estudos do Colégio Santa Maria
Endereço: Av. Sargento Geraldo Santana, 901 - Jd. Taquaral - CEP: 04674 000 ou fone: (11) 2198-0670 / e-mail: prisma@colsantamaria.com.br

Docente: Maria Irene Maluf (especialista em Psicopedagogia e em Educação Especial. Coordenadora do curso de Especialização em Neuropedagogia do Instituto Sa bercultura e professora convidada para o curso de Aperfeiçoamento em Psicopedagogia Institucional do Instituto Sedes Sapientiae. Editora da revista Psicopedagogia da ABPp , membro honorario da Associação Portuguesa de Psicopedagogos , presidente da ABPp na gestão 2005/2007).

Datas:
Agosto: dias 10 e 24 - das 19h30 às 22h00
Setembro: dias 14 e 21- d as 19h30 às 22h00
Outubro: dias 05 e 26 - das 19h30 às 22h00
Novembro: dias 09 e 23 - das 19h30 às 22h00

Local: Colégio Santa Maria - Avenida Sargento Geraldo Santana, 890/901 - Jardim Marajoara - São Paulo/SP – telefone: (11) 2198-0600

Investimento: R$ 180,00 por mês com vencimento dia 05 e descontos para grupos.

UNISAL realiza III Fórum Interdisciplinar sobre ética e responsabilidade social

Ex-ministro da educação do Estado de São Paulo, Gabriel Chalita, irá abordar ética e responsabilidade social interligadas às áreas de administração, direito e pedagogia
Evento acontecerá no dia 25 de agosto de 2010, no UNISAL Campus Santa Terezinha, em São Paulo e inscrições já estão abertas
O UNISAL, Centro Universitário Salesiano de São Paulo, realiza no próximo dia 25 de agosto de 2010 (quarta-feira), o III Fórum Interdisciplinar sobre Ética e Responsabilidade Social. O evento acontecerá a partir das 19h30, no UNISAL Campus Santa Terezinha, em São Paulo.
O objetivo do Fórum é abordar as questões sobre ética e responsabilidade social interligadas às áreas de administração, direito e pedagogia, focando em situações que se encaixam na realidade da sociedade atual.
A palestra será ministrada por Gabriel Chalita, ex-ministro da educação do Estado de São Paulo, mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, doutor em Direito pela PUC-SP e membro do corpo editorial da Revista Profissão Mestre.
O evento é voltado não só para os alunos da universidade, mas sim para toda a comunidade educativa e aos interessados pelo tema. A participação é gratuita.
Agenda Fórum
Data: 25 de agosto de 2010
Horário: 19h30 às 22h00
Local: UNISAL Campus Santa Terezinha - Rua Augusto Tolle, 575, Santana, São Paulo
Inscrições até 24/08/2010 através do site: www.unisal.br

Sobre o UNISAL:
O Centro Universitário Salesiano de São Paulo nasceu em 1997. Tem presença salesiana em 66 países e é patrimônio da Congregação Salesiana. Com unidades em Americana, Campinas, Lorena e São Paulo, o UNISAL ministra cursos de graduação, de pós-graduação lato sensu e stricto sensu (especialização e mestrado), de aperfeiçoamento e de extensão em todos os campi. Entre seus diferenciais, estão o histórico contemplado pelas origens na antiga Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras de Lorena - SP, inaugurada em março de 1952, além de pertencer às 66 IUS – Instituições Salesianas de Educação Superior – presentes em países da América, Europa, Ásia e África. Para mais informações, acesse: www.unisal.br

Prefeitura capacita 1.400 novos agentes de zoonoses para ações em saúde ambiental

A Prefeitura de São Paulo preparou ontem um evento de capacitação e integração para os cerca de 1.400 novos agentes de apoio no segmento saúde-zoonoses. O prefeito compareceu ao evento e deu as boas-vindas aos novos servidores, que foram nomeados por concurso público realizado em 2008.
"São mais de 1.400 novos agentes que auxiliarão a Prefeitura a melhorar a qualidade de vida da população. Trata-se de mais uma ação dessa gestão que procura fortalecer as medidas preventivas relacionadas à saúde e zoonoses na cidade de São Paulo. Temos valorizado as ações nessa área, entre outras coisas com a criação de mais de 350 novas unidades de saúde e mais de 100 novos programas", pontuou o prefeito.
Os cerca de 1.400 novos agentes de apoio fazem parte da equipe de profissionais da Coordenação de Vigilância em Saúde (Covisa), órgão que está implantando novo modelo de trabalho voltado para as ações locais de vigilância em saúde ambiental.

Novo modelo
O novo modelo pretende aproximar a população e os agentes de zoonoses como forma de facilitar o trabalho, reduzir o índice de rejeição da comunidade e aumentar a produtividade da Covisa.
A meta é que as equipes trabalhem em áreas menores, de modo a conhecer melhor as especificidades de cada região e comunidade. Segundo o secretário municipal da Saúde, a secretaria tem trabalhado para integrar os agentes de zoonoses e os agentes comunitários de saúde - da Estratégia Saúde da Família - para que as atuações possam alcançar resultados cada vez mais satisfatórios. "Se conseguirmos integrar as forças, serão quase 10 mil profissionais trabalhando em conjunto", disse o secretário.
Para a coordenadora do Programa de Roedores e Leptospirose, Maria das Graças Soares, o novo modelo acaba com as ações compartimentadas. "São Paulo, como uma cidade de grande porte, tem problemas diversos. Encontramos questões relacionadas à poluição de ar, água, população indígena, mordidas de morcego, etc. Ou seja, as realidades precisam ser analisadas como um todo", explica Maria das Graças.
Outra finalidade do novo modelo é facilitar o trabalho dos agentes que, por causa do contato mais freqüente com a mesma comunidade, passam a ser recebidos com menos resistência. O munícipe que quiser confirmar o registro do agente poderá ligar para a Central 156 e conferir o cadastro fornecendo o nome que consta no crachá do profissional.
O evento realizado ontem teve como objetivo integrar os agentes e mostrar a importância de seu trabalho no contexto de vigilância em saúde nas diversas áreas de atuação, como dengue, leptospirose, controle de animais sinantrópicos (abelhas, morcegos, etc.) e de animais domésticos.

Dengue
No primeiro trimestre de 2010, o Programa de Vigilância e Controle da Dengue realizou 615.639 visitas casa a casa e acabou com 367.708 focos do mosquito. Já as ações de controle de roedores foram responsáveis por 302 quilômetros lineares de córregos e 60.944 bueiros desratizados.
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) trabalha também com a adoção de cães e gatos. Todo animal já sai do local devidamente vacinado, vermifugado, castrado e microchipado. Em média, 50 animais são adotados mensalmente, em sua maioria filhotes. Os interessados devem comparecer ao CCZ, na rua Santa Eulália, 86, Santana, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 15h. O novo proprietário deve apresentar RG, CPF, comprovante de residência e pagar uma taxa no valor de R$ 15,25.

Marisa Orth marca presença na 7ª Mostra Senac

Marisa Orth marca presença na 7ª Mostra Senac de Artes Cênicas em cartaz no Senac São Paulo

De 2 a 14 de agosto, público poderá conferir atividades culturais gratuitas nas unidades Santana e Lapa Scipião e, no dia 12, participar de bate-papo com a atriz global sobre a vida de ator

De 2 a 14 de agosto, manifestações artísticas tomam conta de duas unidades do Senac São Paulo na capital. Workshops de expressão corporal, oficinas de dança e canto, exibições de filmes, palestras de profissionais da área, apresentações teatrais e musicais são algumas dentre as 60 atividades que compõem a programação da 7ª Mostra Senac de Artes Cênicas que acontece em todo o Estado de São Paulo. Gratuito, o evento é destinado a todos os interessados em teatro, artes e comunicação.

Palestras, oficinas e workshops ficam a cargo de um time de profissionais do mercado, docentes e coordenadores da instituição, assim como as peças que são estreladas por alunos e egressos do curso Técnico em Arte Dramática do Senac. Para o público, é uma oportunidade de ter acesso a atividades culturais gratuitas. Segundo Roberta Lotti, coordenadora da área de arte e cultura do Senac e responsável pela mostra, esse é um dos objetivos da ação. Ao mesmo tempo, os estudantes e recém-formados podem praticar a interação com o público e expor seus talentos individuais e os resultados do aprendizado do curso, projetando-se no mercado, destaca. Também é uma forma de mostrar à comunidade parte do conhecimento desenvolvido dentro da organização.

Formam o palco da 7ª Mostra Senac de Artes Cênicas, na capital, as unidades Lapa Scipião e Santana. Entre as ações da programação, workshop de dança, aula de Interpretação Dramática, sessão de cinema, godspel musical, entre outras ações, completam a mostra. A programação completa do evento está disponível no site www.sp.senac.br . Os interessados devem realizar a inscrição nas unidades participantes ou no portal.

Encontro com Marisa Orth

No dia 12 de agosto, a atriz Marisa Orth recebe alunos e interessados em artes cênicas no Senac Santana para um bate-papo sobre a vida de ator, suas experiências em teatro, cinema e TV. A atriz falará sobre a vivência dos atores nos bastidores e trará sua opinião sobre o mercado de trabalho na área, as dificuldades do dia a dia da profissão e as novidades do segmento. Inscrições pelo site www.sp.senac.br ou pelo telefone (11) 2146-8250.


Serviços


Senac Lapa Scipião
7ª Mostra Senac de Artes Cênicas
Atividades culturais
Data: 3 a 14/8
Horário: das 9h30 às 22h30
Local: Senac Lapa Scipião - Rua Scipião, 67 Lapa Inscrições e informações: confira a programação completa desta unidade no site www.sp.senac.br ou (11) 3475-2200 Gratuito


Senac Santana
7ª Mostra Senac de Artes Cênicas
Atividades culturais
Data: 2 a 13/8
Horário: das 10 às 21h30
Local: Senac Santana - Rua Voluntários da Pátria, 3167 - Santana Inscrições e informações: confira a programação completa desta unidade no site www.sp.senac.br ou (11) 2146-8250 Gratuito

Senac Santana
Encontro com Marisa Orth
Bate-papo
Data: 12/8
Horário: das 20 às 21horas
Local: Senac Santana - Rua Voluntários da Pátria, 3167 - Santana Inscrições e informações: www.sp.senac.br ou (11) 2146-8250 Gratuito

Siga o Senac também no Twitter: http://www.twitter.com/senacsaopaulo

Debate sobre Mobilidade acontecerá na Zona Norte

Como parte das comemorações do aniversário de Santana, celebrado dia 26 de julho, o GT Mobilidade do Movimento Nossa São Paulo e o Grupo TeatroSilva realizam um evento aberto sobre mobilidade - Como é possível melhorar o deslocamento das pessoas pela cidade?

Temas como congestionamento, trânsito, transporte coletivo, adequação de calçadas, a falta de verde, meio ambiente, urbanidade e participação da sociedade serão abordados no evento.

O vereador Chico Macena contribuirá com o debate abordando o tema – A Mobilidade Como Fator Social, a ex-Vereadora Soninha discutirá os problemas dos pedestres e ciclistas.

Além do vereador, participarão das discussões ativistas da sociedade civil, integrantes do Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz, (CADES) de Santana-Tucuruvi , além de representantes da Prefeitura e da Câmara Municipal.

O debate ocorrerá Sexta-Feira, 23 de julho, às 19h30, no auditório da Subprefeitura Santana-Tucuruvi, Avenida Tucuruvi, 808 - ao lado do Metrô.

Mais informações nos sites da Nossa São Paulo (www.nossasaopaulo.org.br) e Teatro Silva (http://teatrosilva.wordpress.com/), ou no telefone 11 8115-9665 (Baal)

Esporte milenar no CEU Jardim Paulistano

Surgiu há séculos na Ásia um esporte pouquíssimo conhecido, que ganha adeptos no CEU Jardim Paulistano (zona Norte). É o Sepaktakraw, que pode ser chamado apenas de Takraw, uma mistura de fundamentos de vôlei, habilidades e destrezas do futebol e agilidade e alongamentos das artes marciais. Algumas regras são idênticas às do futevôlei e a bola - que é do tamanho da que é usada no handebol mirim - é feita de um plástico sintético que tenta imitar o bambu.

Cada time se enfrenta com três jogadores. A rede é baixa - tem 1,55m - para facilitar a precisão dos chutes e a execução de belas técnicas das artes marciais. A regra básica é passar a bola sobre a rede utilizando qualquer parte do corpo, exceto mãos e braços.

As aulas, supervisionadas pela Associação Brasileira de Takraw, começaram em maio e são realizadas todas as terças e quintas-feiras, das 9h30 às 11h30 (para crianças até 14 anos), e às segundas e quartas-feiras, das 16h às 18h (para maiores de 14). Para fazer a inscrição, os interessados devem comparecer ao CEU com RG e comprovante de residência, das 8h às 19h. A prática é aberta à comunidade.


Endereço:

CEU JARDIM PAULISTANO
Rua Aparecida do Taboado, s/nº - Jardim Paulistano
Mais informações: 3397-5410

Prefeitura colocará mais de 1200 "zeladores de praças" em 1000 áreas verdes de São Paulo

A cidade de São Paulo terá, até o final deste ano, cerca de 1200 zeladores para cuidarem de mais de 1000 praças. A previsão faz parte da ampliação do projeto "Zeladoria de Praças", parceria entre as secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, Verde e do Meio Ambiente e Coordenadoria das Subprefeituras, por intermédio de 16 subprefeituras.

São mais de 910 pessoas que estão sendo capacitados para assumir, após dia 31 de agosto, a revitalização das áreas verdes no município. Eles se juntam aos 364 que já se formaram no curso de jardineiro e mantêm as praças limpas, cuidam da vegetação, fazem pequenos reparos, melhoram o visual paisagístico e dão condições de uso para os moradores próximos às praças na cidade.

O Projeto foi iniciado em 2008 para melhorar a manutenção das áreas verdes, criando a figura do zelador. Essas pessoas são trabalhadores desempregados e moradores do entorno das praças e das áreas verdes selecionadas para cuidar de limpeza e manutenção cotidiana da vegetação desses espaços públicos. Essas características permitem melhor conhecimento dos problemas que afetam a área, facilita o acesso e a interlocução com os usuários e a população local e garante a oferta de área de lazer com plenas condições de uso, para o cidadão.

Cada zelador é responsável pela manutenção de área com cerca de 5.000m². Praças grandes contam com número maior de zeladores e as pequenas formam um conjunto, a ser mantido por uma única pessoa.

Os "zeladores de praças" recebem, pela participação no Projeto durante 6 horas diárias, auxílio mensal de R$ 408, auxílio deslocamento de R$ 86,70 e auxílio alimentação de R$ 40,80, totalizando R$ 535,50. A permanência no Projeto poderá ser de até 24 meses.

Atualmente há zeladores nas subprefeituras de Cidade Tiradentes, São Mateus, Perus. Pirituba, Itaim Paulista e Jabaquara. A ampliação incluirá obras de revitalização nas praças e canteiros de grandes avenidas e plantio de forrações coloridas e flores em 14 subprefeituras: Butantã, Cidade Tiradentes, Itaim Paulista, Jabaquara, Lapa, Penha, Perus, Pinheiros, Santo Amaro, São Miguel Paulista, Sé, Vila Maria, Vila Mariana e Vila Prudente.

Dentre os 910 novos zeladores, 371 iniciaram no Projeto no dia 5 de julho participando do Curso de Jardinagem com foco em manutenção. Está prevista a inserção de 298 zeladores em 2 de agosto, 37 em 16 de agosto e os demais, 272 em 30 de agosto.

Programa Operação Trabalho - Os zeladores de praças são selecionados dentre as pessoas desempregadas moradoras da região, preferencialmente do entorno das praças por meio do POT- Programa Operação Trabalho, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho. A participação do "zelador" no Projeto tem por objetivo capacitá-lo para o mercado de trabalho, criando perspectivas para sua reinserção social e a melhoria de sua qualidade de vida.

O POT é um programa social que oferece oportunidade de qualificação profissional para desempregados com baixa escolaridade, por meio de ações municipais integradas e articuladas com diversas parcerias do poder público municipal e com a sociedade civil. Os beneficiários desenvolvem atividades teóricas e práticas e o tempo de permanência varia de acordo com o projeto, não podendo ultrapassar 24 meses.

WORKSHOP'S SOBRE ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO, COM SÉRGIO GUIMARÃES

“Falta de tempo é desculpa daqueles que perdem tempo por falta de métodos!" Albert Einstein

Cada vez mais reclamamos da falta de tempo, da agenda eternamente lotada e do excesso de atividades. Os dias passam voando. Quando se vê já é sexta feira. Olhe outra vez e já é final de ano.

Administrar o tempo com eficácia é um desafio diário que exige método e disciplina. É a busca do equilibrio entre produtividade e qualidade de vida.

O publicitário Sergio Guimarães, Consultor das Empresas T&G Treinamento e Academia do Tempo, realizar workshop's sobre Administração do Tempo. Sérgio desde 1991 atua como palestrante e facilitador em programas de desenvolvimento profissional para empresas como Vivo, Leroy Merlin, HP, IBM, Laboratório Eli-Lilly e Ford (Divisão de Caminhões) e entidades como ADVB, Federação e Centro do Comércio do Estado de São Paulo, Sincomavi, Sincofarma, Sincor, Aprag, Sebrae/SP e Sebrae/PR. Autor dos Livros "Economia e Mercados" e "Administração e Controles". É colaborador da revista Revenda. Professor do curso de pós-graduação da Universidade São Judas - "Gestão da Qualidade em Alimentos" e professor convidado da Fea/Unicamp.

Programa

•O Relógio e a Ampulheta: O que é o Tempo?
•Por que administrar o tempo?
•Quem governa o seu tempo? Chronos ou Kairós?
•Por que temos a sensação, cada vez maior, de que falta tempo?
•Tempo é dinheiro? Características do Tempo
•Quais são seus papéis?
•Tempo para você: o papel do EU
•O Tempo e o Cronômetro: A Doença da Pressa
•Comportamento Tipo A
•Desacelerar e controlar a ansiedade
•O Tempo e a Bússola: Primeiro o mais Importante
•Declaração de Missão e Visão
•Objetivos SMART
•Dicas de planejamento pessoal
•Urgente e Importante: critérios para identificação e definição de prioridades
•Desperdiçadores de tempo
•Desperdiçadores de tempo: auto-diagnóstico
•Identificação dos desperdiçadores de tempo: ações preventivas e corretivas
•O Tempo e o Despertador: Disciplina
•Ferramentas de Administração do Tempo
•Qual a agenda mais adequada para você?
•Trabalho Colaborativo: O Tempo na empresa
•O tempo do lider e o tempo da equipe
•Como enfrentar os desafios da administração do tempo na empresa: reuniões improdutivas, excesso de e-mails e de informações, interrupções constantes, delegação ineficaz, entre outros...

Depoimentos de quem já fez:

"O curso veio esclarecer e ensinar a gerir melhor o tempo. Achei muito bom".
Ivantuil Maciel

"Excelente desempenho do facilitador do curso".
José Roberto G. Santos

"Muita clareza e qualidade. Administrando o tempo, podemos melhorar nossa qualidade de vida".
Francisco Prianti Pinto

Data e Local

São Paulo, 27 de agosto de 2010
das 8h00 às 17h00
Paulista Convention Flat
Rua Apeninos, 1070 – Paraíso


Rio de Janeiro, 20 de agosto
das 8h00 às 17h00
Mirasol Hotel
Rua Rodolfo Dantas, 86 - Copacabana

Curitiba, 03 de setembro
das 8h00 às 17h00
Deville Hotel
Rua Comendador Araújo, 99 - Centro

Investimento
R$ 675,00
(inclui material didático, almoço, estacionamento e certificado)
Ligue: 9952 0634 e faça sua inscrição
www.academiadotempo.com.br
www.tgtreinamento.com.br