Páginas

Assista nossos Programas

domingo, 5 de setembro de 2010

Tem Gato na Tuba

No ar, mais uma rádio mirim da Rede Municipal de Ensino: a Tem Gato na Tuba

A Rede Municipal de Ensino ganha hoje, 31, mais uma rádio escolar mirim: a Tem Gato na Tuba. Formada por 210 crianças com cinco anos de idade que estudam na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Guia Lopes, da Zona Norte, esta é a segunda rádio feita por alunos com menos de seis anos. No lançamento, será transmitido o primeiro programa, que terá entrevistas, matérias sobre os projetos desenvolvidos em sala de aula e na escola, música e outras notícias.

Com a participação dos alunos das seis turmas de terceiro estágio da unidade, a novidade surgiu a partir do projeto didático Música no Parque, criado em maio deste ano, que visa a aproximar os pequenos da música e a ajudá-los a ampliar o repertório musical. Todos os dias, na hora da brincadeira livre, são eles que escolhem as canções que querem ouvir. Para que todos aprendessem a mexer na aparelhagem de som, os próprios alunos produziram um vídeo com orientações, exibido sempre que necessário.

Com essa experiência, os profissionais da EMEI perceberam que os alunos poderiam ir além e, seguindo o exemplo bem-sucedido das rádios escolares desenvolvidas em muitas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs), criaram o projeto Tem Gato na Tuba. A rádio é chamada assim por causa da música de mesmo nome, que está entre as preferidas das crianças.

Mais força ao protagonismo

Esse não é o único projeto da escola que estimula o protagonismo infantil. Hoje, a EMEI Guia Lopes conta com duas bandas, trabalho que ensina os alunos a tocar instrumentos de percussão. A Imprensa Jovem tem alunos que tiram fotos e fazem entrevistas, que depois são reproduzidas em um Jornal Mural. A escola tem ainda horta e cozinha experimental, dando oportunidade para que, além de aprender a cultivar os alimentos, as crianças possam desenvolver novas receitas usando o que colhem. Há ainda o projeto Monitores Mirins, no qual os estudantes do terceiro estágio fazem o cerimonial em eventos da EMEI e auxiliam os mais novos em algumas atividades.

Para a diretora Cibele Araujo Racy Maria, as atividades da rádio Tem Gato na Tuba acrescentarão pontos positivos ao trabalho pedagógico da escola. "Além de ajudar os alunos a ampliar o vocabulário, a rádio escolar vai desenvolver também a criatividade e a segurança para que eles se coloquem em diferentes situações", explica. Além disso, ela destaca a importância de integrar os diversos projetos da unidade, fazendo com que todas as atividades se complementem e favoreçam cada vez mais o aprendizado.


As transmissões
Os programas ao vivo da Tem Gato na Tuba serão produzidos um dia por mês, em dois horários: 9h30 e 15h30. Em cada mês, uma das três turmas de cada turno do terceiro estágio será a responsável pela produção. Eles escolherão as pautas, os entrevistados e farão uma pesquisa com as crianças da escola sobre as músicas que querem ouvir na programação. Enquanto isso, as outras duas salas farão a monitoria e o jornal mural. Ao longo do mês, o programa será retransmitido durante as aulas de informática.

A Tem Gato na Tuba integra o projeto Nas Ondas do Rádio, do Programa de Educomunicação da Secretaria Municipal de São Paulo. Um trabalho que forma produtores de mídia, possibilitando que sejam desenvolvidas estratégias de comunicação que podem ajudar no processo educativo dos alunos e na integração entre escola e comunidade. As escolas trabalham o projeto de formas variadas - desde histórias em quadrinhos, fotografia, jornais e vídeos até rádios escolares.



Serviço:

Inauguração da Rádio Tem Gato na Tuba

Data: 31 de agosto de 2010

Horário: 9h30

Local: EMEI Guia Lopes - Avenida Professor Celestino Bourroul, 358 - Limão, Zona Norte

sábado, 4 de setembro de 2010

ASSOCIAÇÃO DOS SAMBISTAS DO ESTADO DE SÃO PAULO ABRE ESPAÇO PARA NOVOS TALENTOS

Foto: Divulgação
Donizete Esteves (Presidente da ASESP) e Laercio de Jesus (Embaixador Cultural da ASESP)


A ASESP - Associação dos Sambistas do Estado de São Paulo está inaugurando no bairro do Jabaquara, zona sul, a sua nova sede que tem espaço para cursos, dois salões para realização de eventos variados como workshop's, palestras, saraus, exposições, bailes e reuniões de negócios.

A entidade é uma organização não governamental e sem fins lucrativos. Foi fundada em 29/06/1994 por pessoas de várias áreas, em maioria músicos e produtores de eventos, interessados em beneficiar os artistas de todos os segmentos com um espaço para a apresentação e divulgação da arte e cultura.

A sustentabilidade do projeto está por conta dos cursos de idiomas realizados no local, apoio comercial de empresas patrocinadoras e atividades sociais promovidas pela organização.

"O nosso objetivo é transformar o espaço num berçário de artistas, onde os iniciantes receberão o apoio logístico necessário para seguir em frente", disse Donizete Esteves, presidente da ASESP.

Os associados têm direito a um cartão fidelidade e descontos especiais em serviços de assessoria jurídica, locação econômica do espaço para eventos, orientação artística e cultural, assessoria de imprensa, cursos de idiomas, música e vocal.

Vários projetos de inserção artística às leis de incentivo estão em fase de andamento e os artistas interessados em participar das audições ou utilizar o espaço para divulgação dos seus trabalhos, podem entrar em contato diretamente na organização para apresentação de press release. Aqueles que não possuem o material profissional adequado serão orientados e terão acesso aos serviços conveniados com a ASESP a preços diferenciados para a obtenção dos mesmos. Segundo o músico Laércio de Jesus, embaixador cultural da ASESP, várias parcerias estão sendo realizadas, com produtores culturais, produtores musicais, arranjadores, professores e assessores de imprensa, responsáveis pela orientação e prestação de serviços para os artistas principiantes, que em maioria, não conhecem ainda os requisitos necessários para a entrada no mercado cultural profissional. "Poucos conhecem a importância de ter um material apresentável para os empresários artísticos e imprensa, como um press release organizado, fotos, vídeo, áudio, site, etc. para apresentação dos seus trabalhos. Outra dificuldade que os iniciantes encontram é um local com as instalações e equipamentos necessários para mostrarem a sua arte. Cremos que a ASESP vai ajudá-los a dar o ponta pé inicial para o seu inicio de carreira." Salientou.

No portal da ASESP (http://www.asesp.org.br/)  já é possível conferir os primeiros eventos que estão sendo realizados na nova sede. Mais informações podem ser obtidas nos telefones 11 2613-3296 e 3486-8416 ou na Avenida Eng. Armando de Arruda Pereira, 2871 – Jabaquara.