Páginas

Assista nossos Programas

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Fórum das Cidades Históricas prepara documento referencial

Para angariar adeptos à causa da preservação, foram discutidas formas de promover o “diálogo” entre cultura e turismo e inserir as populações nos debates

A reunião do Fórum Nacional das Cidades Históricas e Turísticas, que termina amanhã (27), em Santos, resultará em um documento referencial, sintetizando avanços e encaminhamentos para o novo governo. A idéia é reunir as propostas amadurecidas em quase dois anos de funcionamento do fórum, que reúne gestores públicos de turismo de todo o país.


“O fórum nos deu uma noção dos diferentes estágios de desenvolvimento do turismo nas cidades históricas e mostrou a importância da união e da mobilização para se alcançar objetivos comuns”, avaliou o diretor de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico do Ministério do Turismo, Ricardo Moesch. Segundo ele, é fundamental que todo esse trabalho não se perca com as mudanças no cenário político.

A proposta de se criar uma entidade jurídica, com participação da iniciativa pública, privada e sociedade civil, que permita maior flexibilidade na defesa dos interesses das cidades históricas é uma das propostas avaliadas. Sobretudo, no que se refere aos mecanismos de busca de financiamento para projetos relacionados à preservação do patrimônio histórico e cultural.

A discussão em Santos abordou ainda a necessidade de adoção de estratégias de marketing para colocar o produto “cidades históricas” no mercado internacional. Também fizeram parte dos encaminhamentos a idéia de promover o “diálogo” entre cultura e turismo e inserir as populações das cidades históricas nos debates, como forma de angariar adeptos à causa da preservação.

O próximo encontro das cidades históricas está previsto para abril de 2011 em Belém (PA), fechando o ciclo de realização de debates nas cinco macrorregiões brasileiras.