Páginas

Assista nossos Programas

sábado, 26 de janeiro de 2013

COMO APROVEITAR O CARNAVAL COM SAÚDE


ESPECIALISTA DO HOSPITAL E MATERNIDADE DR. CHRISTÓVÃO DA GAMA
DÁ DICAS DE COMO APROVEITAR O CARNAVAL COM SAÚDE


Clínico geral dá boas dicas de alimentação e cuidados para evitar machucados durante a folia

Janeiro 2013 – O Carnaval, maior festa popular brasileira, está chegando e, com isso, os cuidados com o corpo não podem ser deixados de lado. Os foliões devem tomar algumas precauções que podem fazer toda a diferença para aproveitar os dias de folia. Segundo o médico clínico geral, Richard Rosenblat, do Hospital e Maternidade Dr. Christóvão da Gama (HMCG), em Santo André, não existe fórmula secreta, porém vale o bom senso de evitar exageros e seguir algumas dicas.
Alimentar-se bem e sem intervalos muito longos é primordial para antes e durante o Carnaval. Os alimentos de fácil digestão como os carboidratos (arroz, macarrão, pães) são os mais recomendados. As barrinhas de cereais também podem ser uma ótima opção e podem ser levadas para as festas. “Ingerir muito líquido antes, durante e depois da folia também faz parte das recomendações, com preferência à água e sucos”, explica o especialista. Ele ainda ressalta que a bebida alcoólica além de ser ingerida com moderação deve ser alternada com alimentos e líquidos não alcoólicos.
As precauções, porém, vão muito além dos cuidados com a alimentação. Há também a importância do cuidado com o corpo. Os foliões que não estão habituados a atividades exaustivas, devem respeitar os seus próprios limites. Para os pais, vale lembrar que os cuidados com as crianças são os mesmos que para os adultos e recomenda-se deixar que eles tenham um descanso adequado, especialmente nos intervalos entre uma atividade e outra.
De acordo com o especialista, os pés, assim como em qualquer atividade física, são os que mais sofrem com as horas de sacolejos, pois são o maior ponto de impacto com o chão. “O ideal é evitar ficar descalço ou de sandálias. A preferência são calçados leves, confortáveis e fechados para evitar se machucar e antecipar o fim da festa. Uma boa opção é calçar tênis que foram amaciados com o uso”, diz Dr. Richard.

Com boas dicas e muito bom senso, é só aproveitar a alegria contagiante do Carnaval!