Páginas

Assista nossos Programas

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Pantanal é eleito um dos melhores destinos de vida selvagem no mundo

Escolha foi feita por internautas do mundo todo, em site da publicação USA Today

Gustavo Henrique Braga

O Pantanal foi eleito o quarto melhor destino para apreciação de vida selvagem no mundo. A votação, promovida por um dos principais portais de notícias dos Estados Unidos, o USA Today, teve a participação de internautas do mundo todo durante quatro semanas. A primeira colocação ficou com a Ilha de Galápagos, no Equador.

O Pantanal engloba os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul – e se caracteriza por ser uma área de transição entre Cerrado e Amazônia rica em biodiversidade. A variedade de ambientes torna a região um dos principais destinos para o turismo contemplativo e a observação da vida selvagem, especialmente pela prática do ecoturismo e do turismo de aventura.

O site do USA Today exalta, entre as qualidades do Pantanal, o fato de a região ter a mais densa concentração de vida selvagem no mundo, incluindo 10 milhões de jacarés, cerca de 700 espécies de aves e animais como anta, capivara, lobo-guará e a onça pintada, alguns, ameaçados de extinção.

“É importante que visitantes do mundo todo possam conhecer a região e queiram voltar”, disse Nelson Cintra, diretor-presidente da Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul.

Uma das maiores cidades pantaneiras, Corumbá (MS) é classificada pelo Ministério do Turismo como um dos 65 destinos indutores do turismo brasileiro, e recebe, em média cerca de 214 mil turistas ao ano. Além da natureza exuberante, a cidade tem igrejas centenárias e antigos fortes de proteção da área de fronteira.

O turista que vai ao Pantanal pode contratar safáris para observação de animais nativos como jacarés, sucuris e capivaras. Há, também, a possibilidade de observar a habilidade dos pantaneiros na condução do gado, nas fazendas da região.

Confira os destinos eleitos, em ordem de preferência dos internautas


1.Ilhas Galápagos (Equador)
2.Reserva Nacional Pacaya Samiria (Peru)
3.Costa Rica
4.Pantanal (Brasil)
5.Parque Nacional Katmai (Alasca, Estados Unidos)
6.Delta do Okavango (Botswana)
7.Churchill (Canadá)
8.Parque Nacional de Yellowstone (EUA)
9.Serengeti / Maasai Mara (Tanzânia e Quênia)
10.Parque Nacional de Ranthambore (Índia)


Matérias relacionadas:

Roteiros de fronteira impulsionam o turismo no país



Programa Cama e Café chega a Corumbá (MS)

GRIPE AVIÁRIA, PODE INFECTAR O BRASIL?

Mapa monitora situação da gripe aviária pelo mundo
América do Norte e Europa sofrem com focos da doença

Brasília (11/02/2015) - Diante dos focos de Gripe Aviária registrados, não só nos Estados Unidos, mas também no Canadá e em alguns países da Europa, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) passou a adotar exigências sanitárias adicionais aos requisitos já estabelecidos a tais mercados, visando a proteção e conservação do status sanitário dos plantéis de aves brasileiros.

O Mapa também obteve informações epidemiológicas detalhadas dos países onde foram registrados os casos e está ampliando as análises e reavaliando os riscos de cada mercado para que, após o diagnóstico final dos dados, as exigências sanitárias possam ser reavaliadas.

De acordo com a Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), as importações brasileiras de aves dos Estados Unidos consistem basicamente em material genético para a reposição do plantel avícola nacional, considerando que as empresas responsáveis pelo desenvolvimento genético não possuem granjas de reprodução primária no Brasil.


Gripe Aviária –

Causada por subtipos do vírus influenza, como o H5N1, H5N8 ou H7N7, a gripe aviária é considerada uma zoonose – ou seja, doença transmissível entre animais e homens, com alto índice de mortalidade das aves infectadas. Os principais sintomas clínicos são sinais nervosos e dificuldade de locomoção, sinais respiratórios e dificuldade de respiração, edema na crista e nas patas dos animais e depressão.