Páginas

Assista nossos Programas

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Edital para Pontos de Mídia Livre será sabatinado em São Paulo nesse sábado

Midialivristas de São Paulo se encontrarão com secretária do Ministério da Cultura para debater políticas públicas para comunicação livre.

O Ministério da Cultura lançará, ainda no primeiro semestre desse ano, a 3ª edição do editalPontos de Mídia Livre. O objetivo é reconhecer e fomentar iniciativas, entidades e coletivos culturais que atuam no campo da comunicação independente.

Para dar início ao projeto, a Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural está realizando uma série conversas com o setor para ouvir as principais demandas e identificar programas e projetos dos quais o Ministério possa participar ou promover. Neste sábado, 24 de maio, a secretária Ivana Bentes participará de mais um desses encontros, em que também apresentará a minuta do edital a ser lançado. A atividade será realizada às 15 horas, na Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo (SP).

Participação Social

Desde o início do ano atividades para a área vem sendo articuladas. Em fevereiro, durante uma das etapas do Circuito Cultura Viva, a secretária se reuniu com um grupo de jornalistas e coletivos de comunicação independente de São Paulo para dar início aos debates sobre o tema. Um encontro do ministro Juca Ferreira com midialivristas também foi realizado no mês de março, em São Paulo. Já no último final de semana, dias 15 e 16 de maio, a SCDC promoveu no Rio de Janeiro o Encontro de Midialivrismo e Juventude, no qual mais de 200 comunicadores de todo Brasil participaram de atividades de formação e articulação.

Consulta Pública

Para reunir o maior número possível de opiniões e contribuições, a SCDC e a SAV lançaram uma consulta pública do III Edição do Edital Pontos de Mídia Livre que ficará aberta até o dia 25 de maio. A consulta é realizada segundo critérios da Política Nacional de Participação Social e disponibiliza no site http://culturadigital.br/cidadaniaediversidade um documento contendo definições, categorias, valores e critérios de avaliação e seleção para apreciação e coleta de sugestões. As contribuições serão sistematizadas e o resultado, após análise da Consultoria Jurídica do MinC, será publicado até 1º de junho.

A participação dos diversos agentes envolvidos no segmento e as contribuições na consulta irão orientar as políticas públicas desenvolvidas pelo Ministério da Cultura para este campo.

terça-feira, 19 de maio de 2015

Com fim do embargo, novas plantas poderão exportar cerca de US$ 520 milhões

Brasília, (19/05/2015) - O Brasil deverá ter 26 plantas frigoríficas habilitadas a exportar para a China até junho deste ano, o que pode representar cerca de US$ 520 milhões em vendas para o país oriental. O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (19) pela ministra Kátia Abreu (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) depois de receber em audiência o ministro chinês da Administração de Inspeção de Qualidade e Quarentena, Zhu Shuping.

Ainda na manhã desta terça, a presidenta Dilma Rousseff e o primeiro-ministro da China, Li Keqiang, oficializaram a liberação da venda de carne bovina para o mercado chinês, embargada desde 2012. A presidenta recebeu o primeiro-ministro chinês em solenidade no Palácio do Planalto.

Do total de plantas habilitadas, nove frigoríficos (oito de bovinos e um de aves) tiveram a habilitação oficializada hoje, junto com a assinatura do fim do embargo da China à carne brasileira.

Segundo a ministra Kátia Abreu, o governo chinês se comprometeu em liberar as 17 plantas restantes em junho, durante visita oficial da ministra ao país oriental. “Entreguei toda a documentação em inglês para o ministro. Ele saiu daqui com a promessa de uma cooperação rápida, de que tem toda disposição de ajudar”, disse.