Páginas

Assista nossos Programas

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Todeschini recebe visita do Governador de Alagoas

Paulo Farina, Jorge Pallastrelli,  João Farina Neto (presidente), Renan Vasconcelos Fillho (governador), José Eugenio Farina (presidente do conselho), Joseane Pires, Virginia Farina e Ricardo Farina.
Em comitiva o Governador de Alagoas, José Renan Calheiros Filho, esteve em visita na fábrica de móveis planejados da Todeschini, em Bento Gonçalves no Rio Grande do Sul, nesta quarta-feira. A reunião foi motivada pelo interesse do Estado de Alagoas em desenvolver um Polo Moveleiro por estar estrategicamente inserido no Nordeste, em um mercado em franco desenvolvimento. O estado também dispõe de oferta de matéria prima.

O Governador alagoano convidou o board da Todeschini para conhecer a infraestrutura oferecida pelo seu estado, além de seus incentivos.

O presidente do Conselho da Todeschini, José Eugênio Farina, recebeu a visita junto com seu staff, observando com orgulho a dimensão de valor da empresa, e que o momento é propício e pretende analisar e aprofundar a oportunidade e avançar nas informações sobre as possibilidades trazidas nesta reunião.

O presidente da Todeschini, João Farina Neto, acompanhou com atenção e apreciou a exposição sobre Alagoas deixando agendada uma visita ao Estado nordestino.

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Sessenta municípios receberão médicos do programa em setembro

Profissionais brasileiros selecionados na segunda chamada do edital de reposição levarão assistência a mais de 200 mil pessoas em todas as regiões do país

A partir do dia 1º de setembro, 60 médicos brasileiros iniciarão as atividades em 60 municípios do país por meio do Programa Mais Médicos. As vagas foram preenchidas na segunda chamada do edital de reposição, publicado em julho deste ano. A atuação desses participantes levará assistência a mais 200 mil pessoas de todas as regiões. Com isso, 100% da demanda desta etapa foi atendida com profissionais brasileiros.

Confira os municípios selecionados na segunda chamada

“A participação recorde de profissionais brasileiros que estamos obtendo com as chamadas neste ano demostra a consolidação do Programa. Agora, serão mais 60 municípios que receberão médicos para seguir desenvolvendo as atividades com atendimento na atenção básica, realizando consultas, ações de promoção da saúde até atendimentos de pequenas urgências”, destaca o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Hêider Pinto.

Os médicos selecionados nesta etapa têm até o próximo dia 31 para apresentar suas documentações aos gestores municipais. O Nordeste foi a região mais beneficiada, com 24 médicos. O Sudeste receberá 20 profissionais, seguido do Centro-Oeste (7), Sul (7) e o Norte com 2 participantes alocados.

Ao todo, 276 vagas foram solicitadas por 200 municípios no edital de reposição. Na primeira chamada, 266 profissionais foram alocados em 193 cidades. No entanto, além das dez oportunidades não preenchidas no primeiro chamamento, outros 50 médicos não confirmaram a participação e tiveram as vagas reabertas na segunda chamada.

REGRAS DO EDITAL – No momento do cadastro, os candidatos escolheram entre a pontuação adicional de 10% nas provas de residência com atuação por, no mínimo 12 meses na Unidade Básica de Saúde (UBS), ou a permanência no município por até três anos e o direito a benefícios como auxílios moradia e alimentação pagos pelas prefeituras.

Para a classificação, foram estabelecidas as mesmas regras adotadas no edital anterior: ter título de Especialista em Medicina de Família e Comunidade; experiência comprovada na Estratégia Saúde da Família; ter participado do Programa de Educação pelo Trabalho – PET (Vigilância, Saúde, Saúde da Família e Saúde Indígena); do VER-SUS; do ProUni ou do FIES. Como critérios de desempate são considerados a maior proximidade entre o município desejado e o de nascimento e ter a maior idade.

No primeiro chamamento de 2015, realizado em janeiro, os médicos formados no Brasil ou com diploma revalidado e os brasileiros graduados no exterior preencheram todas as 4.139 vagas ofertadas em 1.289 municípios e 12 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI). Com essa expansão, o programa conta com 18.240 médicos em 4.058 municípios e 34 distritos indígenas, beneficiando cerca de 63 milhões de pessoas.

SOBRE O PROGRAMA – Criado em 2013, o Programa Mais Médicos ampliou à assistência na Atenção Básica fixando médicos nas regiões com carência de profissionais. Além do provimento emergencial de médicos, a iniciativa prevê ações voltadas à infraestrutura e expansão da formação médica no país.

No eixo de infraestrutura, o governo federal está investindo na expansão da rede de saúde. São mais de R$ 5 bilhões para o financiamento de construções, ampliações e reformas de 26 mil Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Já as medidas relativas à expansão e reestruturação da formação médica no país, que compõem o terceiro eixo do programa, preveem a criação, até 2017, de 11,5 mil novas vagas de graduação em medicina e 12,4 mil vagas de residência médica para formação de especialistas com o foco na valorização da Atenção Básica e outras áreas prioritárias para o SUS.