Páginas

Assista nossos Programas

segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Ronaldo Nogueira elogia atuação de jovens aprendizes nas Olimpíadas

Ministro do Trabalho Ronaldo Nogueira

Jovens Aprendizes do Desporto contam suas experiências de trabalho no maior evento esportivo do mundo


O ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, participou nesta segunda-feira (15) de uma coletiva de imprensa sobre o Projeto Jovem Aprendiz do Desporto, JADE – Rio 2016. Ronaldo Nogueira atendeu à imprensa acompanhado de quatro dos 455 jovens que fazem parte do programa, que inclui formação teórica e prática para atuação na organização de eventos esportivos. O secretário de Relações do Trabalho, Carlos Lacerda, o Superintendente Regional do Trabalho e Emprego no Rio de Janeiro, Helton Yomura, e o diretor do Departamento de Políticas de Trabalho e Emprego para a Juventude (DPTEJ), Higino Vieira também participaram do evento.

Desde maio, os alunos do JADE estão sendo capacitados para atuar como auxiliares na organização de eventos esportivos. O ministro do Trabalho destacou o sucesso do programa “principalmente nesse momento em que esses jovens estão exercendo a parte prática do curso. Ao final, eles estarão preparados para atuarem tanto como auxiliares de eventos esportivos como também no mercado do trabalho nas diversas modalidades na área de esportes”.

O treinamento inclui aulas teóricas e práticas sem prejuízo à frequência e desempenho escolar, que são pré-condições para participar do programa. São mais de 400 horas de estudo, dividido em duas etapas – antes e depois do maior evento esportivo do mundo. O curso está previsto para terminar em 21 de dezembro. Mas a grande prova está mesmo em trabalhar nos jogos. Todos foram contratados e estão recebendo salário (com base o salário mínimo) proporcional às horas em que participam do programa.

O contato com pessoas de diferentes partes do mundo foi um dos pontos altos destacados pelos jovens. “Está sendo uma experiência maravilhosa para mim, nunca achei que eu fosse poder participar desse evento tão grande para o Brasil e ter a oportunidade de conhecer pessoas novas, outras cultura”, declarou a jovem aprendiz do Estádio Olímpico, Lorena Silva Ferreira Lorena.

Já o jovem aprendiz do Maracanãzinho, Ruan Ricardo Guimarães Silva, preferiu olhar para o futuro. “Acredito que a gente tenha ganhado muita experiência com essa participação nos jogos e acredito também que no futuro o mercado do trabalho estará melhor para gente e a gente vai conseguir colher muitos frutos dessa experiência”, afirmou.

Para o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, o programa JADE foi pensado na formação de profissionais-cidadãos. “São mecanismos de inserção de adolescentes e jovens no mundo do trabalho, de forma digna e protegida. O projeto conta com a participação efetiva das entidades do terceiro setor, como as universidades e instituições de educação federais. Essa iniciativa servirá de modelo para implementação em outros estados da Federação, principalmente nos maiores municípios”, reafirmou.

Jovens profissionais - A contratação desses jovens foi possível graças a uma parceria com o Comitê Rio 2016, o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego do Rio de Janeiro e o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). O Comitê concordou em receber os jovens para as aulas práticas, a universidade fez a pesquisa de demanda e montou o material didático. Já a secretaria disponibilizou as salas de aula e realizou o processo seletivo dos aprendizes por meio do SINE municipal e o instituto federal é responsável pelas aulas teóricas - financiadas pelo governo federal por meio do Pronatec.

Além do Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal já contam com turmas-pilotos, onde jovens e pessoas com deficiência se capacitam e atuam como auxiliares em campeonatos e eventos sociais em clubes, academias públicas, áreas de lazer e todo local em que se promova atividades esportivas. A previsão é a expansão do projeto para os demais estados até 2018 por meio de convênios com a administração pública regional.