Páginas

Assista nossos Programas

quarta-feira, 29 de abril de 2020

Alimentação saudável e o poder dos alimentos na prevenção de doenças.


Dr. Paulo Amazonas fala da importância de uma alimentação saudável e o poder dos alimentos na prevenção de doenças.

Com base na medicina preventiva, médico dá dicas de alimentação saudável para crianças, adultos e pessoas do grupo de risco da Covid-19.


Em tempos de Covid-19 onde é necessário reforçar o sistema imunológico e o médico Paulo Amazonas, nome forte no cenário nacional dentre os jovens médicos atuantes em São Paulo na medicina preventiva, reuniu algumas informações sobre a relação de uma alimentação saudável e o poder dos alimentos na prevenção de doenças.

Dr. Paulo amazonas listou uma série de alimentos e práticas importantes no reforço da imunidade para adultos e crianças dando ênfase ainda aos grupos de risco.

Para crianças o médico ressalta a importância do aleitamento materno exclusivo nos primeiros 6 meses de vida e sua continuidade até os 2 anos de idade ou mais, complementando uma dieta rica em frutas, legumes e outras fibras alimentares. A ingestão dessas fibras e nutrientes se fazem necessárias por toda infância e deve se evitar alimento rico em açucares e ultra processados. Aveia, abacate e frutas vermelhas são boas opções para se ter no cardápio infantil.

Para adultos a recomendação alimentar segue no mesmo ritmo, é importante a ingestão de fibras prebióticas como por exemplo a aveia, que além de alimentar as bactérias saudáveis do intestino, equilibra os níveis de açúcar no sangue e ainda aumenta a saciedade. A biomassa de banana verde, rica em inulina, uma fibra que promove o reparo e integridade intestinal e com isso redução de processos inflamatórios, pode ser usada para substituir o trigo. Além disso consumir 1 colher de sopa de chia ao dia, além de regular o apetite, melhora os fatores de risco relacionados à obesidade e tem potencial anticancerígeno.

Dr. Paulo ressalta ainda os cuidados necessários para o grupo de risco: Além de garantir um estado nutricional adequado através uma alimentação baseada em alimentos naturais e sem ultra processamento, o corpo também aumenta sua vida útil com um sono reparador. É importante ter uma rotina que permita dormir 7 a 8 horas de sono por noite, sem interrupções. A prática do exercício físico que promove além do bem- estar mental, o fortalecimento das estruturas essenciais para um corpo saudável.





Dr. Paulo Amazonas, médico é formado pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) residente e com consultórios em São Paulo e Manaus, tem em seu currículo curso de obesidade em Harvard e é pós graduando em nutrologia no Hospital Israelita Albert Eistein. Atua na medicina preventiva através da nutrologia, medicina ortomolecular e longevidade com foco na alimentação equilibrada e modulação intestinal. É um entusiasta e fonte recorrente quando o assunto é a utilização de alimentos na prevenção de doenças da modulação intestinal.

É também idealizador e embaixador da "Síndrome Fúngica: Um mal silencioso. Campanha nacional da conscientização da Síndrome Fúngica".

O médico tem promovido uma série de conversas com especialistas, jornalistas e estudiosos acerca da nutrição, saúde, gastronomia e alimentação. Nesta sexta-feira (1/5) realizará live no instagram tendo como convidada a jornalista, critíca gastronômica e jurada do Top Chefe Brasil, Ailin Aleixo, na qual irão discutir a importância da alimentação e o poder dos alimentos na prevenção de doenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário