Páginas

Assista nossos Programas

quarta-feira, 19 de maio de 2010

O PRIMEIRO TREINAMENTO, A GENTE NUNCA ESQUECE

Ainda hoje, lembro-me, muito bem, do meu primeiro treinamento na empresa onde trabalhei. A empresa, uma multinacional da área farmacêutica, desenvolveu um programa de treinamento bastante abrangente. Além dos temas específicos objetivando a integração, dos novos colaboradores, foram abordados assuntos sobre mercado, processos de divulgação e comercialização dos produtos e serviços da empresa. Foi um mês de treinamento, período integral, com a participação de sete profissionais da empresa, como instrutores.

Ao final do treinamento, minha Avaliação de Reação foi a melhor possível. Fui valorizado e devidamente capacitado para desenvolver minhas atividades profissionais.

E o mais importante, a Avaliação de Resultados deixou claro para a empresa, que o retorno do investimento em treinamento foi bastante compensador.

O primeiro treinamento que as empresas desenvolvem é o chamado Programa de Integração. Nas grandes empresas, este programa é muito bem estruturado e desenvolvido pelos profissionais de RH. Além de dar as “Boas-vindas” aos novos colaboradores, o programa aborda, entre outros, os seguintes temas:

1 Histórico e estrutura da empresa
2 Visão, missão, valores e políticas da organização
3 Competências essenciais da empresa
4 Princípios de Gestão da Qualidade
5 Direitos e deveres dos empregados

Quando são poucos ou apenas um recém-contratado, o programa é desenvolvido informalmente, para dar “Boas-vindas” ao(s) novo(s) colaborador (es).

O desenvolvimento do Programa de Integração é uma “evidência objetiva” de que a empresa considera seus recursos humanos seus ativos mais valiosos.

Para que o treinamento de integração seja eficiente e eficaz, os profissionais de RH devem desenvolvê-lo de acordo com o que preconiza a Norma ISO 10015 - Gestão da Qualidade – Diretrizes para treinamento:

“É conveniente que a organização define a competência necessária a cada atividade que afeta a qualidade dos produtos e serviços, avalie a competência do pessoal para realizar a atividade e elabore planos para eliminar quaisquer lacunas de competências que possam existir” Em 4.2.1 da ISO 1001.

Ao desenvolver programa de integração e dar “Boas-vindas” aos seus colaboradores recém-contratados, a empresa está, também, dando “Boas-vindas” a novos clientes.

Diante do exposto podemos concluir que o primeiro treinamento é o mais importante para a empresa. E quem dele participa, nunca esquece.

Sebastião Guimarães
guimaraes@tgtreinamento.com.br
http://www.tgtreinamento.com.br/



O Professor Sebastião Guimarães é Consultor com cursos de especialização em Qualidade Total pela The George Washington University. É professor do curso de pós-graduação da Universidade São judas - "Gestão pela Qualidade em Alimentos" e professor convidado da Fea/Unicamp. Foi chefe de treinamento da Mercedes Benz e gerente do programa - Qualidade Total do Sebrae/SP.
Para ler mais artigos do Professor Guimarães CLIQUE AQUI