Páginas

Assista nossos Programas

domingo, 29 de janeiro de 2023

Pretinhas da Brasilândia oferece show e oficinas culturais para adolescentes periféricas


Em comemoração a semana internacional da mulher, o Portal Pretinhas realizará evento 100% gratuito na Zona Norte de São Paulo, elaborado especialmente para meninas pretas, de 8 a 14 anos

A primeira edição do Pretinhas da Brasilândia será no sábado, 11 de março de 2023, na Fábrica de Cultura da Brasilândia e é uma realização da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio do Proac Editais.

Com produção executiva de Vilma Queiroz e de Renata Poskus, o evento pretende reforçar o poder, a beleza e o potencial da mulher negra, visando colaborar com a autoestima, força e coragem das mulheres pretas de hoje e de amanhã.

Oficinas de grafite, dança, teatro e leitura, tranças e amarração de turbantes e de modelos, estão na programação. E, no encerramento, um show com Fanieh, cantora, ativista e atriz da série Sintonia, da Netflix.

Embora o evento seja pensado em ter como protagonistas as meninas pretas, toda a comunidade está convidada a participar, independente de cor, gênero, raça ou idade. É um evento para toda a família, para inclusão e respeito de todos da comunidade.

O local de realização é a Fábrica de Cultura da Brasilândia, do Governo do Estado de São Paulo, que fica no Distrito da Brasilândia, o 4º mais populoso da cidade de São Paulo, com mais de 280 mil habitantes de mais de 41 bairros.

Confira a programação do Pretinhas da Brasilândia


9h às 11h Oficina de Grafite

Arte-educadora Aryane Keyla Jose Santos


Na oficina de grafite, o público será incentivado a formar grupos para criar um mural com grafite em um dos muros da Fábrica de Cultura. Serão utilizados modelos de máscaras africanas para a arte, que será reproduzida utilizando tinta PVA, corantes, pincéis e spray. A arte-educadora ensinará sobre a importância da representação das máscaras na cultura africana, estreitando os laços das meninas negras com suas raízes ancestrais.

11h às 12h Oficina de Dança Tribal

Arte-educadora Luana Caruzo


A arte-educadora explicará a origem e importância das danças tribais e ensinará na prática passos para as pequenas dançarinas. A aula também envolverá o emprego da dança tribal em ritmos atuais, com as quais as garotas se identificam, como hip hop e demais danças urbanas. Com isso, elas perceberão que muitos dos artistas da atualidade que elas admiram, sejam brancos ou negros, reproduzem passos que foram criados por seus antepassados.

12h às 13h Oficina de Modelos

Arte- educadora Joy Carol


Joy é uma famosa modelo, negra e gorda, moradora da Zona Norte, e que além de desfilar nos maiores eventos plus size do Brasil, ultrapassou barreiras integrando desfiles em que antes predominavam pessoas brancas e magras, como por exemplo, a Casa de Criadores. Embora tenha ouvido muitos “nãos” ao longo de sua carreira, ela persistiu e estrelou campanhas de publicidade de marcas de moda, telefonia celular, bancos e produtos de beleza. Na oficina de modelos, todas poderão ser modelo por um dia, aprender a desfilar e fotografar e acreditar em sua real beleza.

14h às 15h – Oficina de Leitura e Teatro

Arte educadora: Aline Caruzo


A arte-educadora trabalhará na oficina alguns capítulos do livro “Omo-Oba Histórias de Princesas” de Kiusam de Oliveira. Com um acervo de fantasias e acessórios, estimulará que as meninas leiam trechos do livro, que fala sobre princesas africanas e, por meio de jogos educativos e dinâmicas teatrais, reproduzam e criem novas cenas com as personagens. Elas se reconhecerão como protagonistas e viverão personagens incríveis.

15h às 16h – Oficina de amarração de Turbantes e tranças

Arte- educadora: Palomah Coelho


O cabelo faz parte da identidade de todas as pessoas. Mas para garotas negras que crescem escutando que tem “cabelo ruim”, essa relação com a própria aparência pode vir repleta de dores e frustrações. Na oficina de Amarração de Turbantes e tranças, as pequenas aprenderão a importância dos penteados e dos turbantes na cultura

africana. Aprenderão que não se tratam de artifícios para disfarçar “um cabelo ruim”, mas para ressaltar a beleza e identidade das mulheres pretas.

16h às 17h – Oficina de Artes Plásticas

Arte-educadora: Erika de Souza


As meninas confeccionarão seus auto-retratos, trabalhando a percepção que têm sobre si mesmas. Nesta oficina serão usadas sulfites, lápis, canetinhas, gizes de cera e materiais como botões e retalhos de tecidos.

17h às 18h – Palestra/ Show

Artista: Fanieh


Com apenas 21 anos, de Guaianases, extremo leste de São Paulo, vem se destacando na cena musical por suas letras e posicionamentos sempre fixados nas suas raízes. A artista recentemente soltou sua voz na primeira faixa do projeto idealizado e majoritariamente produzido por mulheres, o Hervolution. Ela também estrelou a série da Netflix: Sintonia, um sucesso entre o público adolescente. Construiu a carreira de forma autônoma, independente, como uma verdadeira gestora. Além de ser rapper, ainda é co-fundadora do Instituto Izaias Luzia, em Guaianases, que trabalha com cultura, esporte e educação.

Serviço:

Data: 11 de março
Horário: das 9h às 18h
Local: Fábrica de Cultura da Brasilândia
Endereço: Avenida Inajar de Souza, 7001 e Av. General Penha Brasil, 2508 – Brasilândia, São Paulo, SP - Entrada gratuita

Mais informações no site: http://pretinhas.com.br/pretinhas-da-brasilandia/


***





Por onde começar a treinar Krav Magá na cidade de São Paulo?


Federação Internacional de Krav Magá oferece 13 locais credenciados distribuídos pela capital



O começo de um novo ano costuma ser o momento que muitas pessoas decidem aprender uma nova habilidade e se desafiar. Seja ela física ou mental, seja a aula presencial ou on-line, muitos buscam um conhecimento que difere da rotina no começo de um novo ciclo.

“O Krav Magá é uma ótima opção para quem quer praticar algo novo, útil e único, e por ser uma defesa pessoal, pode ser praticada por pessoas de qualquer idade ou gênero,” aponta o israelense Avigdor Zalmon, presidente da Federação Internacional de Krav Magá, e responsável pelo ensino da arte no Estado de São Paulo. “A técnica tem muitos benefícios além do exercício físico em si. Ensinamos como se defender, e assim, conseguimos desenvolver também, a superação do medo, seja da violência na rua ou do bullying nas escolas, o que por consequência aumenta a autoconfiança e autoestima. É um conjunto de aprendizados muito importante para quem vive em qualquer cidade."

A Federação Internacional de Krav Magá possui 13 locais credenciados para ensinar a arte na capital paulista, além de outros 12 no restante do Estado. “Nossa missão é transformar e salvar vidas, portanto, é de extrema importância treinar apenas com instrutores que foram habilitados pela Federação. Somente eles têm o conhecimento técnico e a didática necessária, para preparar o aluno e fazer com que ele reaja corretamente na rua, e volte inteiro e ileso para casa,” explica Zalmon, que foi o primeiro a ministrar aulas da técnica em São Paulo, trazendo seus conhecimentos adquiridos em Israel para o Brasil em 1999.

As academias credenciadas da Federação Internacional de Krav Magá estão presentes em todas as regiões da capital paulista, em locais de fácil acesso. “Disponibilizamos uma aula de experiência grátis em todas as unidades. Os interessados podem ligar para nossa central de atendimento no WhatsApp, no (11) 97041-9797, ou acessar o nosso site oficial www.kravmaga.org.br e encontrar o endereço mais adequado para iniciar a prática. E o melhor: podem levar um acompanhante sem necessidade de agendamento e sem custo nenhum para ambos. Basta ir para a aula experimental com uma roupa confortável e aproveitar todos os benefícios que o Krav Magá proporciona”, finaliza Zalmon.





Centro


Centro de Krav Magá Liberdade
Rua Conselheiro Furtado, 1044, Liberdade
Instrutor Ricardo Filinto (Faixa Marrom)

Zona Norte


Centro de Krav Magá Santana
Rua Augusto Tolle 811, 2º Piso, Santana
Instrutor Jairo Sznifer (Faixa Preta 1º Dan)

Zona Sul


Centro de Krav Magá Ipiranga
Rua Tabor, 482, Ipiranga
Instrutor Thiago Pedro (Faixa Preta 1º Dan)

Centro de Krav Magá Morumbi (na Academia Black Bull)
Rua Germano Ulbrich 81, Morumbi
Instrutor Rodrigo Maia (Faixa Preta 1º Dan)

Centro de Krav Magá Santo Amaro
Rua da Paz 1735, Chácara Santo Antônio, Santo Amaro
Instrutor Celso Carmelo (Faixa Preta 1º Dan)

Centro de Krav Magá Vila Mascote
Avenida Santa Catarina 1165, Vila Paulista
Instrutor Elkjaer Gonçalves (Faixa Azul)

Zona Leste


Centro de Krav Magá Penha (na Academia Spirit for Fitness)
Rua Capitão Avelino Carneiro, 134, Penha
Instrutor Rafael (Faixa Azul)

Tatuapé Krav Magá Training Center
Rua Corta Vento, 01, Tatuapé
Instrutor Tales Brinca (Faixa Marrom) e Instrutor Rafael (Faixa Azul)

Zona Oeste


Centro de Krav Magá Jardins (entrada pela academia Area Esportes)
Rua Pamplona 1616, Jardim Paulista
Professor Sérgio Nisenbaum (Faixa Preta 1º Dan)

Centro Paulista de Krav Magá, Perdizes (Sede da Federação Internacional de Krav Magá)
Rua Apiacás 893, Perdizes
Professor Avigdor Zalmon (Faixa Preta 2º Dan)

Centro de Krav Magá Pinheiros (na Motion Fit Studio de Performance)

Rua Mourato Coelho, 1329, Pinheiros

Professor Eduardo (Duda) Simões (Faixa Preta 1º Dan)

Centro de Krav Magá Vila Leopoldina (na Vibe Academia)
Rua Carlos Weber, 662 - Vila Leopoldina
Instrutor Caio Marrama (Faixa Azul)

Centro de Krav Magá Vila Olímpia (na Academia "Milena Malzoni Dance Center")
Rua Gomes de Carvalho, 448 - Vila Olímpia
Instrutor Rafael (Faixa Azul)


Serviço:

Federação Internacional de Krav Magá
Mais informações: https://www.kravmaga.org.br
YouTube: youtube.com/c/FederaçãoInternacionaldeKravMagá
Central de Atendimento: (11) 97041-9797


***