Páginas

Assista nossos Programas

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Evento em São Paulo reunirá importantes nomes da ciência do Brasil e do mundo para debater sobre o tema “Longevidade”

Acontece em São Paulo na próxima terça-feira, dia 3 de agosto, no hotel Unique, o V Fórum da Longevidade. O evento, só para convidados, receberá os mais importantes cientistas da atualidade que pesquisam sobre como ter uma vida mais longa, com mais qualidade.

O Dr. Makoto Suzuki apresentará a palestra “Os longevos de Okinawa”, a província considerada a “capital mundial” da longevidade. O especialista e diretor do Okinawa Research Centre for Longevity Science é o principal pesquisador do Okinawa Centenarian Study há trinta anos – portanto um pioneiro no estudo da longevidade no Japão, o país mais longevo do mundo.

A neurocientista americana Jill Taylor contará em sua palestra como se recuperou totalmente de um derrame que a fez perder as funções do lado esquerdo do cérebro, há cerca de 13 anos. Ela é autora do livro “My Stroke of Insight” (publicado no Brasil sob o título “A cientista que curou seu próprio cérebro”, Editora Ediouro). Nele ela conta como percebeu que estava sofrendo um derrame, seu lento processo de recuperação e as reflexões que tirou dessa experiência de viver temporariamente apenas com o lado direito do cérebro.

O Dr Emilio Moriguchi, professor do Instituto de Geriatria e Gerontologia (IGG) da PUC em Porto Alegre, apresentará a palestra “Longevidade no Brasil e no Japão”. Seu pai, o médico e pesquisador japonês Yukio Moriguchi, também estará presente no Fórum. Foi ele quem ocupou a primeira cátedra em Geriatria no Brasil, fundou o IGG-PUC-RS em 1972 e hoje é Professor Emérito do instituto.

O Dr. Alexandre Kalache, médico gerontologista, foi por 15 anos, até 2008, diretor do programa de Envelhecimento e Saúde da OMS; desde então, atua como consultor de diversas instituições internacionais como o World Economic Forum e a New York Academy of Medicine. Ele conduzirá o debate “O Desafio de Envelhecer Ativo: na Sociedade e nas Empresas, com Saúde” com participação da Dra. Andrea Prates (geriatra e gerontóloga, coordenadora executiva do Centro Internacional de Informações para o Envelhecimento Saudável, CIES), Lauter Nogueira (preparador físico, comentarista esportivo e coordenador técnico do Circuito de Corrida e Caminhada da Longevidade Bradesco Seguros), Dr. Contardo Calligari (doutor em Psicologia clínica, psicanalista e colunista da Folha de S. Paulo onde escreve sobre as mais diversas questões da sociedade contemporânea) e do Dr. Emilio Moriguchi.


Ellen Bileski
3065-8419
ellen@tv1.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário