Páginas

Assista nossos Programas

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Cirurgia Pediátrica - III Reunião de Memória ocorre no dia 15

Este é o terceiro encontro organizado este ano. Assim como os anteriores, terá a presença de cirurgiões pediátricos pioneiros, que contribuirão para resgatar a memória da especialidade e de sua entidade nacional

Na próxima sexta-feira, dia 15 de outubro, a partir das 14h, será realizada a III Reunião de Memória da CIPE. O evento, que terá lugar na sede da Associação Médica Brasileira (AMB), em São Paulo (SP), deverá contar com a presença do Prof. Miguel John Zumaeta Doherty, que virá do Recife (PE), especialmente para o evento, assim como o Prof. Murillo Ronald Capella, de Santa Catarina.

Os convidados certamente contribuirão com muitas informações sobre os primórdios da Cirurgia Pediátrica no Brasil e da Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica (CIPE), entidade que organiza o encontro.

Projeto

A primeira reunião, realizada no dia 30 de janeiro, por ocasião do 46º aniversário da entidade, teve a presença do Prof. Dr. Primo Curti, de 92 anos, decano da CIPE, e também do Dr. Plínio de Campos Nogueira, que integrou as três primeiras diretorias da CIPE, entre 1964 e 1970, reunindo cerca de 20 cirurgiões pediátricos, entre os quais alguns sócios-fundadores da associação.

No dia 3 de julho, dando continuidade ao projeto de recuperação da história da especialidade, foi programado o segundo encontro. Este trouxe como convidados três ex-presidentes da entidade: os Profs. José Pinus (SP) e José João Menezes Martins (RS) e o Dr. José Raimundo Bahia Sapucaia (BA). Juntamente com o Prof. Primo Curti (SP), que também compareceu, eles ofereceram aos participantes da reunião relatos significativos sobre a estruturação da Cirurgia Pediátrica em seus estados de origem e, também, sobre a consolidação da CIPE no país.

O conteúdo destas e de futuras reuniões deverá ser utilizado na elaboração da história da CIPE e da Cirurgia Pediátrica no Brasil, um projeto de longo prazo.

A sede da AMB está instalada na Rua São Carlos do Pinhal, número 324, no bairro da Bela Vista (próxima à Avenida Paulista).

Nenhum comentário:

Postar um comentário