Páginas

Assista nossos Programas

segunda-feira, 25 de março de 2019

TRAGÉDIA ANUNCIADA: VAZAMENTOS EM BELO MONTE ASSUSTAM MORADORES



Moradores próximos da Hidrelétrica de Belo Monte localizada no Pará, estão assustados com inúmeros vazamentos que tem ocorrido nas barragens. As imagens do vazamento foram gravadas em celular e divulgadas nas redes sociais.

A Rede Record de Televisão de Altamira, esteve no local para realizar a reportagem e foi convidada a se retirar pela equipe de segurança que toma conta da Hidrelétrica.

Os residentes próximos do local, assustados com as últimas explosões das barragens da empresa Vale estão em alerta.

Segundo a Rede Record, os responsáveis pelas obras de Belo Monte declararam que este escoamento de água é normal e faz parte do projeto, porém não é bem o que parece. Segundo os moradores que acompanham a evolução dos vazamentos, os furos por onde escoa a água infiltrada estão aumentando de tamanho com o passar do tempo e pelas imagens registradas pela TV Record, não parece haver nenhuma tubulação para escoamento da água. Também é possível notar que no mesmo local, quando a moradora fez a imagem com celular, a vazão da água já havia aumentado de tamanho quando a Record conferiu a cena, alguns dias depois.

Além disso, seria necessário que as autoridades verificassem as obras, pois segundo o Tribunal de Contas da União, a Paralisação de obras de Belo Monte causou danos milionários ao país. A Auditoria de acompanhamento dos empreendimentos de geração e transmissão da Usina de Belo Monte, no Rio Xingu (PA), concluiu que nove contratos firmados entre a União e a Abengoa estão sendo descumpridos. As obras, que totalizam 6.300 km de linhas de transmissão em 500 kV, estão paralisadas desde 2015, o que causou dano para a Administração Pública de R$ 575 milhões só no período úmido de 2016/2017.

De acordo com relatório do TCU, o dano ao Sistema Elétrico Brasileiro foi causado exclusivamente pela estratégia empresarial do grupo Abengoa, que se encontra em recuperação judicial. O Tribunal recomendou à Aneel que adote medidas judiciais para processar a Abengoa por perdas e danos em face na inadimplência contratual.

A UHE de Belo Monte terá capacidade total instalada de 11.233,1 MW, suficientes para abastecer 40% do consumo residencial de todo o país, caso não ocorra nenhum tipo de acidente.





Para saber mais: 



Processo: 008.212/2017-1 / Acórdão: 475/2019  / Relator: ministro Aroldo Cedraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário